TOPOGRAFIA COM DRONES

O uso dos drones para coletar informações do terreno é uma evolução tecnológica da ciência chamada de fotogrametria. Antigamente, devido ao alto custo de viabilidade, a fotogrametria era restrita a órgãos públicos e grandes empresas de engenharia.

Com a chegada dos drones esses custos diminuíram drasticamente, o que possibilitou que pequenas e médias empresas trabalhem com essa tecnologia. Os custos ficaram tão baixos que a fotogrametria passou a concorrer com a topografia e em muitos casos chega ser mais barato devido a sua alta produtividade com a necessidade de menos profissionais em campo.

Topografia com Drones

Principais mudanças que ocorreram com a chegada dos drones

SOFTWARE DE PROCESSAMENTO

Apesar das inúmeras vantagens do uso de drones para levantamentos topográficos, é fundamental que se analise as necessidades de cada projeto, a fim de que se escolha a melhor forma de obter os resultados esperados, de acordo com os requisitos de cada projeto para que o estudo do terreno saia da forma correta, tendo em vista que este é um trabalho de engenharia.

Topografia com Drone

Os drones possuem câmeras com finalidade de obter imagens aéreas que são capazes de gerar dados topográficos com mais detalhes e rapidez se comparados aos levantamentos realizados de forma tradicional, como por exemplo, estações totais ou receptores GPS RTK.

Dependendo do projeto, um drone pode realizar em poucas horas um trabalho que poderia demorar dias com equipamentos convencionais. Sem contar que o drone entrega também a imagem completa, enquanto a topografia geralmente fornece pontos, linhas e polígonos.

PHANTOM 4 RTK

O Phantom 4 RTK é um equipamento com excelentes características, além do software embarcado e os modos inteligentes integrados.

DJI AIR 2S

O DJI Air 2S conta com um sensor CMOS de 1”, poderosas funções inteligentes e uma estrutura compacta pesando menos de 600 gramas.

MAVIC 3E ENTERPRISE

O DJI Mavic 3E Enterprise traz eficiência em nível de centímetros para mapeamento e missões como nenhum outro drone.

O que é levantamento topográfico?

 É o processo que visa obter informações da topografia de um terreno, com objetivo de elaborar uma representação gráfica que descreva fielmente o modelo desse terreno.

Essa representação deve apresentar uma série de informações, como curvas de nível, bem como em que pontos existem construções, árvores, aterros, taludes, entre outros.

O levantamento topográfico é feito por meio da coleta de dados utilizando Estações Totais, GPS, Laser Scanner, Drones ou VANTs. Ultimamente, devido a diversos benefícios, esses levantamentos têm sido feitos, em sua maioria, por meio de drones e VANTs.

Após a realização da coleta de dados, as imagens e informações do terreno são transferidas a um software que elabora uma representação gráfica, formando imagens, mapas e modelos 3D do terreno.

Como é feita a coleta de dados topográficos?

Mesmo quando a coleta de dados é feita com auxílio de drones, existe a etapa de instalação de pontos de controle em solo. Esses pontos são distribuídos ao longo de toda a área e neles são obtidas coordenadas com GPS.

Após isso, o drone faz imagens da área a ser levantada. Essas imagens serão transferidas para um computador e depois para softwares especializados em transformá-las em mapas.

Vale ressaltar que a coleta de dados topográficos para a criação ou coleta de ponto de controle pode ser feita por meio de quatro métodos de pesquisa: método estático, rápido-estático, Stop and Go e cinemático.

Método cinemático

É indicado para o levantamento de áreas não obstruídas, como estradas e córregos. Nesse método, o receptor está em movimento constante, durante todo o percurso.

Método rápido-estático

É caracterizado pelo tempo de posicionamento inferior a 20 minutos e também é utilizado em áreas que apresentam obstruções.

Método Stop and Go

É indicado para áreas que não apresentam obstruções e, por isso, apresenta tempo de posicionamento reduzido. O tempo de posicionamento mínimo de inicialização nesse método é de cinco minutos.

Método estático

É caracterizado pelo tempo de posicionamento maior que 20 minutos e é utilizado quando a área apresenta obstruções.

Phantom 4 RTK

Como é feita a topografia com drones?

Vantagens que os drones oferecem

Entre em contato com um de nossos consultores e
SAIBA MAIS SOBRE TOPOGRAFIA COM DRONES
Fotogrametria Avançada

CURSO MAPEAMENTO POR MEIO DE DRONES

Este curso é focado, principalmente, na aplicação de drones em sensoriamento remoto, mais especificamente em mapeamentos.

A utilização desta tecnologia nesta área de atuação está entre as mais utilizadas no Brasil e no mundo, e é recomendado para áreas de topografia, mineração, construção, meio ambiente e segurança.

Precisa de ajuda?
Escanear o código