INSPEÇÃO COM DRONES

O número de serviços de inspeções com drones tem aumentado significativamente, devido ao baixo custo, se comparado a uma inspeção manual, e pela agilidade do serviço, uma vez que o drone percorre mais rapidamente todo o perímetro a ser inspecionado.

Em diversas aéreas industriais com usinas siderúrgicas, parques eólicos, petrolíferas, linhas de transmissões entre outras é de extrema importância, que sejam feitas constantes inspeções, para verificação de falhas e ou durabilidade dessas plataformas para consequentemente evitar-se prejuízos.

dji-phantom-4-rtk

Os drones podem mover-se sobre terrenos acidentado, onde é difícil para os trabalhadores de solo se deslocarem, enviar fotos que mostram a condição das linhas de energia, inspecionar tubulações enterradas, além de obter imagens de vegetação em volta de dutos que podem sinalizar problemas.

Ágeis, econômicos e seguros, os Drones vieram para revolucionar as formas de inspeção e monitoramento.

TIPOS DE INSPEÇÃO COM DRONES

Dentre as diversas áreas, podemos destacar:

INSPEÇÃO EM ESTRUTURAS

A inspeção de uma estrutura é muito importante para identificar se há alguma interferência ou problema, seja ela interna ou externa, analisar e coletar informações sobre o estado da estrutura, e com isso, auxiliar na tomada de decisão.

Os drones tornaram a inspeção de estruturas muito mais eficaz, com maior produtividade e menor custo, permitindo obter resultados mais rápidos e precisos. Com isso, muitas empresas buscam auxílios das plataformas aéreas junto a softwares avançados, para a realização do trabalho, pois os drones além de sensores e câmeras embarcados, contam com soluções que contribuem para a inspeção.

Inspeção com Drones

Estes sensores e câmeras embarcados captam imagens em alta resolução, capazes de levantar informações necessárias e muito mais precisas sobre a estrutura inspecionada. Podem ser utilizados na inspeção de estruturas e em diversos mercados como mineração, monitoramento termais, energia, áreas industriais, agricultura, entre outros.

E é possível analisar tais aspectos como temperatura, danos, geometria, posição e topografia a fim de dar subsídios a sua manutenção.  Pontes, linhas de transmissão e telhados são exemplos de estruturas para inspeção.

RAMOS INDUSTRIAIS QUE MAIS UTILIZAM DRONES

Elétrico

As plataformas aéreas são utilizadas geralmente nas torres de alta tensão. A inspeção industrial é feita para verificar a presença cabos e conectores frouxos entre outras patologias.

Telecom

Durante a inspeção aérea com drones é verificada principalmente a presença de insetos ou pássaros que possam causar interferência.

Químico e Petroquímico

São inspecionados com drones vazamentos em tanques ou tubulações, como chaminés e plataformas em geral.

Metalúrgico

Acoplados com câmeras termográficas, os drones identificam pontos com aquecimento excessivo, se existem rachaduras nos altos fornos e também nas chaminés.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

Infraestrutura e Obras

Telhados

Linhas de Energia

Torres Eólicas

Plataformas

Painéis Solares

RAZÕES PARA FAZER A INSPEÇÃO COM DRONES

O uso de plataformas aéreas, somado a poderosos softwares, facilita, otimiza e torna mais seguras as inspeções. E o melhor: já é uma realidade no mercado.

SOFTWARE DE PROCESSAMENTO

Utilizamos e comercializamos o principal software do mercado, o Agisoft Metashape. O Agisoft é um software utilizado para o processamento das imagens aéreas captadas por drones e geração da base cartográfica do terreno. Ele é capaz de gerar mapas georreferenciados com informações em 2D e em 3D do terreno ou estrutura, agilizando a tomada de decisões e diminuindo custos. Aprenda a gerar modelos cartográficos, utilizando o Softwares Agisoft Metashape.

download (3)

Com ele, é possível realizar medições em 3D das rachaduras de uma estrutura e visualizar todas as imagens que a compõe. Após as medições, há como processar os dados capturados e realizar o escaneamento 3D, gerando modelos tridimensionais com precisão dimensional.

Além disso, o Agisoft permite categorizar as deficiências das estruturas em camadas otimizando o planejamento de construção ou manutenção definindo exatamente quais são as patologias do prédio ou estrutura e assim realizar a analise apenas nos locais desejados.

Gere relatórios detalhados de perda térmica, rachaduras, possíveis infiltrações, mau isolamento térmico e muito mais. As suas inspeções merecem uma tecnologia de ponta, e para isso, A Drone Certo fornece todas as soluções necessárias para o seu negócio!

Oferecemos consultoria, equipamentos e acessórios necessários, câmeras térmicas, câmeras com zoom, software para classificação e categorização de danos e deficiências das estruturas, ajudando na tomada de decisão em manutenções ou restruturações necessária, diminuindo custos, riscos operacionais e tempo, através de informações detalhadas e precisas.

Entre em contato com um de nossos consultores e
conheça mais sobre nossas soluções

SOLUÇÕES EM CÂMERAS

As câmeras termais integradas às plataformas podem realizar a análise de infiltrações em paredes, identificar pontos quentes em painéis solares, perda térmica, além de revelar detalhes invisíveis a olho nu.

Para melhorar as inspeções em longas distancias possuímos câmeras com zoom, onde é possível identificar fissuras e danos a estruturas de longe, facilitando a análise durante o voo com o drone.

Inspeção com Drones

MAVIC 3 ENTERPRISE

O Mavic 3E traz eficiência para mapeamento e missões e o Mavic 3T é uma versão térmica para combate a incêndios e inspeções noturnas.

MATRICE 30

O Matrice 30 integra câmeras amplas, com zoom e termográfica no Matrice 30T com um sensor telemétrico, que juntos podem capturar os dados aéreos.

MATRICE 300 RTK

Projetada para se adaptar facilmente as mais diversas aplicações profissionais, especialmente, inspeções aéreas em áreas restritas e de difícil acesso.
Precisa de ajuda?
Escanear o código