Levantamento topografico com drones: veja como funciona!

Você é profissional do ramo agrícola ou industrial e precisa de mais velocidade para captar dados de áreas abertas? Se a resposta é sim, podemos ajudar! Este conteúdo traz, de forma simples, informações essenciais para entender os principais dados sobre levantamento topográfico com drones. Continue a leitura!

O que é levantamento topográfico

O levantamento topográfico com drones é uma ação que consiste no mapeamento de uma área aberta. Tudo isso, por meio do equipamento de criação de fotos e vídeos, que ajudam o profissional a levantar dados relevantes para, assim, atuar com mais the flash loan generator assertividade e, sobretudo, rapidez no seu local de trabalho.

Com essa solução tecnológica, é possível aproveitar vários benefícios, o principal deles é ter conhecimento prévio sobre os principais aspectos da área de interesse, como por exemplo: suas limitações, altitude, relevo, presença de animais, crescimento de árvores, entre outros.

Hoje, o profissional pode realizar essa atividade escolhendo um dos tipos mais usados no ramo, como o levantamento planimétrico, altimétrico e planialtimétrico. Saiba detalhes sobre cada um deles:

1 – Planimétrico

Conhecido também como planimetria, essa ação consiste na busca das medidas da área em sua escala horizontal, ou seja, é possível delimitar toda a área, a fim de identificar antecipadamente se, em determinado espaço, há a proliferação de ervas daninhas ou pragas, por exemplo.

2 – Altimétrico

Essa ação consiste na medida em escala vertical, que nada mais é do que a altura da área. O profissional é capaz, por meio desse modelo, de entender as diferenças de áreas íngremes e com curvas de nível. Com isso, ele evita gastos com mão de obra para que outros trabalhadores tenham que ir até o local e fazer as medições.

3 – Planialtimétrico

Esse tipo consiste no mix dos dois anteriores: as medidas dos aspectos horizontal e vertical. Com o planialtimétrico, é possível garantir informações completas sobre a área desejada, para que assim seja ainda mais otimizada a maneira de cuidar do terreno e, com isso, ter melhores resultados à curto prazo.

Como funciona topografia com drone?

Imagem de uma pessoa manuseando um drone no campo

A coleta de dados topográficos é feita da seguinte forma: o profissional distribui pontos ao longo da área desejada, em toda a sua extensão, para estabelecer as coordenadas que ele deseja levantar posteriormente.

Depois da distribuição, é hora de colocar o drone em ação: nesse momento, o equipamento sobrevoa toda a área mapeada e realiza as imagens, essas que são enviadas para um computador e, posteriormente, para softwares, que transformarão as imagens em mapas.

Com isso feito, é possível ter de forma visual, a inspeção geral do terreno, como curvas de nível, crescimento de uma nova vegetação, melhora do solo, entre outros pontos.

Benefícios do levantamento topográfico com drones?

Imagem de dois profissionais da construção civil utilizando o drone em uma tarefa

Agora que você já conhece o que é levantamento topográfico e ainda as informações principais sobre como usá-lo no seu ambiente de trabalho, chegou o momento de conferir quais são as vantagens de incluir esse método ainda hoje no seu planejamento. Veja os próximos tópicos.

1 – Custo-benefício

A primeira vantagem de optar pela topografia com drone no trabalho é o custo-benefício, tendo em vista que com essa ação, é possível adiantar o mapeamento do terreno, reduzindo a quantidade de horas investidas para a conclusão da tarefa, assim como a substituição de métodos mais caros, como com o uso de aviões.

2 – Otimização do tempo

Seguindo a ordem dos benefícios de utilizar o método, a otimização do tempo é um aspecto importante, que deve ser considerado pelos profissionais atuais. Afinal, com a diminuição de carga-horária com essa atividade, é possível investir mais tempo em tarefas analíticas, como por exemplo, o estudo da área registrada a fim de encontrar futuros problemas.

3 – Apresentação assertiva dos dados

Com a evolução da tecnologia, principalmente no ramo de drones, tão importante quanto acompanhar o que as principais empresas fazem, ter dados assertivos fazem toda a diferença para garantir bons resultados. Por isso, ao optar pela topografia com drone, qualquer profissional da área tem mais chances de sair na frente.

4 – Identificação antecipada de problemas

Ao usar a topografia com drone, é possível identificar problemas antes mesmo do agravamento, como por exemplo, o aparecimento de pragas, crescimento de vegetação indesejada e até mesmo mudanças no solo, que demorariam para ser identificadas manualmente.

5 – Fácil de usar

Hoje em dia, existem equipamentos que podem ser manuseados facilmente, pois existem cursos de drones capazes de proporcionar todo o conhecimento necessário para o profissional. Por isso, como uma das vantagens do uso desse método, está sua fácil usabilidade. Basta identificar qual equipamento mais atende às suas necessidades e aproveitar suas possibilidades.

Quer saber como escolher um drone? Confira o nosso post no blog e veja as dicas!

Agora que você conhece as informações necessárias sobre levantamento topográfico com drones, está preparado para atuar nessa área que só cresce no Brasil. Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, para que outras pessoas do ramo também conheçam essa novidade. Até o próximo blog post!

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Escanear o código