Essa nomenclatura, refere-se a um índice vegetativo que mede a atividade da clorofila presente nas folhas, a partir do processamento de imagens por sensoriamento remoto.
Este índice faz uma relação entre dois comprimentos de onda diretamente ligados ao teor de clorofila das plantas e a biomassa das plantas.
Ele leva em consideração os valores de pixels de duas bandas espectrais de uma imagem.
NDRE é um índice que só pode ser formulado quando a banda de borda vermelha está disponível em um sensor. É sensível ao conteúdo de clorofila nas folhas (como uma folha parece verde), variabilidade na área foliar e efeitos de fundo do solo. Altos valores de NDRE representam níveis mais altos de conteúdo de clorofila na folha do que valores mais baixos. O solo normalmente tem os valores mais baixos, as plantas não saudáveis têm valores intermediários e as plantas saudáveis têm os valores mais altos. Considere o uso de NDRE se estiver interessado em mapear a variabilidade nas necessidades de fertilizantes ou Nitrogênio foliar, não necessariamente a disponibilidade de Nitrogênio no solo.
A clorofila tem absorção máxima na faixa de onda vermelha e, portanto, a luz vermelha não penetra muito além de algumas camadas de folhas. Por outro lado, a luz na borda verde e vermelha pode penetrar uma folha muito mais profundamente do que a luz azul ou vermelha, então uma faixa de onda pura na borda vermelha será mais sensível a níveis médios a altos de teor de clorofila e, portanto, nitrogênio foliar , do que uma banda larga que abrange luz azul, luz vermelha ou uma mistura de luz visível e NIR (por exemplo, uma câmera de imagem única modificada).
O NDRE é um melhor indicador da saúde / vigor da vegetação do que o NDVI para safras de meio a final da temporada que acumularam altos níveis de clorofila em suas folhas porque a luz de borda vermelha é mais translúcida para as folhas do que a luz vermelha e, portanto, é menos provável que seja completamente absorvido por um dossel. É mais adequado do que o NDVI para aplicações de manejo intensivo ao longo da estação de cultivo porque o NDVI geralmente perde a sensibilidade depois que as plantas acumulam um nível crítico de cobertura foliar ou conteúdo de clorofila.
Aplicações do NDRE:
- Monitoramento de lavouras
- Efeitos de secas
- Danos provocados por pragas
- Estimativas de produtividade agrícola
- Mapeamento de áreas agrícolas
- Saber quais áreas colher primeiro
- Manejo de plantas daninhas
- Identificação de falhas de semeadura
- Identificação de falhas de irrigação
O agronegócio é um dos segmentos que continua crescendo, mesmo durante a crise, e o NDRE pode ser uma excelente ferramenta para diminuir seus custos e aumentar sua rentabilidade.
Para obter mais informações sobre esta e outras camadas agrícolas, acesse https://dronecerto.com.br
Para equipamentos tecnológicos para sua fazenda acesse http://www.superimportadora.com.br