Monitoramento de aplicações de fertilizantes e fungicidas usando o MicaSense RedEdge-MX

Os pesquisadores da AGRON na Hungria usaram o MicaSense RedEdge-MX para identificar os efeitos de fertilizantes e fungicidas em diferentes espécies de trigo. MicaSense RedEdge-MX O estresse é uma condição fisiológica que inibe as plantas de atingir seu potencial genômico completo. A detecção precoce do estresse da planta é essencial para a manutenção da biomassa e a absorção de água. Usando tecnologia multiespectral, produtores e pesquisadores podem medir efetivamente o conteúdo relativo de clorofila e o status de nitrogênio e identificar pontos focais de infecção para evitar que o estresse danifique as plantas. A AGRON, uma empresa de análise de imagens agrícolas e serviços de drones na Hungria, tem avaliado tais estratégias usando dados obtidos por drones desde 2016. Leia mais detalhes sobre um projeto recente focado em trigo usando o MicaSense RedEdge-MX abaixo.

A Tecnologia

Usando o Micasense RedEdge-MX para monitorar as condições fisiológicas da planta, a equipe da AGRON decidiu identificar os primeiros sinais de estresse em uma safra de trigo. Os pesquisadores da AGRON mediram o conteúdo relativo de clorofila em comparação ao estresse das plantas, identificaram áreas com baixo teor de nutrientes e detectaram pontos focais de infecção. Os dados coletados foram analisados usando sua plataforma on-line, a AGRONmaps. MicaSense RedEdge-MX

Figura 1 Composto RGB (esquerda), mapa de clorofila da AGRON (meio) e mapa de nitrogênio da AGRON (direita) em cultura de trigo no inverno. Valores e escalas de cores não mostrados.

Analisando os efeitos de fertilizantes nos níveis de clorofila vegetal

Os pesquisadores da AGRON analisaram a reação do trigo com diferentes níveis de fertilizantes ao longo da estação vegetativa. O RedEdge-MX não só permitiu a fácil identificação de áreas com baixo teor de nutrientes, mas também ajudou a monitorar os efeitos das aplicações de fertilizantes ao longo da estação e ajudou a determinar os locais onde novas aplicações eram necessárias. Durante o primeiro experimento, a AGRON coletou sete conjuntos de dados de quinze espécies de trigo com o Medidor de Clorofila do SPAD (Analisador de desenvolvimento de solo e plantas) e o RedEdge-MX. Os tratamentos foram ajustados com base nos métodos de fertilização intensiva disponíveis (0 > 280 kg/ha, etapas de 40 kg/ha entre tratamentos), permitindo a calibração das medições de clorofila a partir de pesquisas de fisiologia vegetal baseadas em espectroscopia de longo alcance. Como resultado, foi possível separar e avaliar terrenos com deficiência de nutrientes (Figura 1). Alguns terrenos mostraram sinais precoces de deficiência, desse modo, estudou-se um aspecto da reação a nutrientes específico da espécie também. As diferenças de cor são indicadores básicos do estado de saúde da plantação. As diferenças de cor são indicadores básicos do estado de saúde da plantação. Por exemplo, as diferentes cores das colunas de cultivo abaixo mostram discrepâncias entre os níveis de clorofila (Figura 1), com manchas vermelhas indicando deficiência de clorofila. Com esses dados, o AGRON pode desenvolver novos índices, como o Índice de Clorofila AGRON.

Analisando os efeitos de vários fungicidas no gerenciamento de doenças

Os pesquisadores da AGRON também analisaram as respostas de vários tipos de trigo aos fungicidas, com foco na resistência contra patógenos como o oídio (Blumeria graminis). Esta experiência incluiu 42 amostras de trigo de inverno, 36 de trigo de espelta, 36 de triticale, 36 de cevada e 36 de trigo duro. Alguns desses grupos foram tratados com fungicida e outros não. Alguns grupos, sem o tratamento com fungicidas, podem ter infecções graves por oídio. As plantas infectadas exibiram manchas semelhantes a um pó branco. Usando o RedEdge-MX, a equipe pôde identificar em massa os pontos focais de infecção e ver quais terrenos continham espécies suscetíveis. O mapa de clorofila abaixo mostra as espécies resistentes (verde) e as suscetíveis à doença (amarelo ou vermelho) (Figura 2). MicaSense RedEdge-MX
Figura 2 Mapa de clorofila do lote mais infectado.
Conclusão

Com os dados capturados pelo RedEdge-MX, a AGRON não só é capaz de identificar e monitorar a deficiência de nutrientes, mas também de detectar, tratar e analisar a resposta do trigo à infecção pelo patógeno. O sucesso de tais experimentos comprovou que o RedEdge-MX é uma ferramenta eficaz para o monitoramento das condições fisiológicas das plantações.

Saiba mais sobre os sensores Micasense aqui
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Escanear o código