Guia sobre drones: conheça seus tipos, diferenças e os melhores modelos

Os drones são Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTS), cuja atuação em cenários profissionais têm crescido a cada dia. Eles revolucionaram inúmeros segmentos, otimizando a produtividade, segurança e a redução de certos custos operacionais. Contudo, o vasto universo dos drones e seus pormenores ainda não são muito conhecidos.

Para tornar mais acessíveis as informações acerca dessa modernidade da fotografia e do monitoramento, nós, da Super Soluções Tecnológicas, preparamos este post informativo, dedicado aos entusiastas de tecnologia. Aqui, você descobrirá os melhores modelos, suas diferenças e, por último, os tipos desses aparelhos.

Para começar, conheça ou relembre os 5 melhores e mais atuais modelos de drones profissionais do mercado:

5 modelos de drones usados por profissionais

Os drones estão evoluindo tecnologicamente a cada geração – hoje, deixaram de ser apenas aparelhos de uso recreativo. Há equipamentos que já conseguiram mudar algumas áreas e atuações profissionais, como a fotografia/filmagem, monitorações de segurança, lavouras e até o sistema rodoviário. Veja os melhores modelos, suas diferenças e aplicações:

Linha Agras da DJI

A linha completa Agras da DJI merece estar nessa lista. Feita para aplicações na agricultura, seus drones fazem muito mais que apenas monitorar e pulverizar. O modelo Agras T20, que carrega o recorde de maior largura de pulverização entre os drones, por exemplo, tem um desempenho potente e realiza diversas operações de maneira autônoma em terrenos de larga escala.

Esse equipamento tem um tanque de 20 litros e seu mecanismo de inteligência artificial permite que você defina parâmetros de operação facilmente. Seu registro de ponto em centímetros é embutido e garante pulverizações precisas. Essa precisão ainda é reforçada pelo seu radar digital onidirecional, que detecta obstáculos em todas as direções e os contorna.

Já o modelo Agras MG-1P é destacado pela alta capacidade do seu controle remoto, que consegue controlar até 5 máquinas ao mesmo tempo. Isso o torna extremamente eficiente, já que apenas um piloto pode realizar diversas ações em um raio máximo de 3 quilômetros. Outros excelentes recursos desse modelo são: resistência à poeira e água, sensibilidade para detectar obstáculos e transmissão de vídeos em alta resolução.

O último exemplar que vamos citar dessa linha é o Agras T16, conhecido por sua alta eficiência operacional, já que conta com um hardware potente e planejamento de operações 3D. Composto por fibra de carbono, é muito durável e pode ser dobrado, facilitando seu transporte.

Imagem ilustrativa dos drones profissionais

imagem de um drone sendo utilizado na lavoura ao lado lado de um trator

P4 Multispectral

O drone P4 Multispectral da DJI é excelente para monitoramento e missões agrícolas – com suas 5 câmeras e seu sistema de imagens multiespectrais, ele é capaz de recolher dados precisos sobre a saúde da vegetação. Esse drone vai permitir que você analise a condição da lavoura, floresta ou ecossistema por meio de um espectro eletromagnético, que entrega informações invisíveis a olho nu.

Ele tem um tempo de voo de 27 minutos e um surpreendente alcance de até 7 quilômetros. Se você procura um aparelho para agricultura de precisão ou realizar inspeções ambientais, o P4 multiespectral pode ser a escolha certa para o trabalho.

imagem de um drone profissional ao lado do seu equipamento de controle

Phantom 4 RTK

Esse modelo pode ser a sua solução mais compacta e prática para mapeamentos. Com o seu sistema de Real Time Kinematic (Cinemática em Tempo Real), o Phantom 4 RTK fornece atualizações imediatas de posicionamentos precisos por centímetros. Além disso, as imagens coletadas podem ser armazenadas no serviço Cloud de Cinemática Pós Processada da DJI.

Com um sensor CMOS de 1 polegada e 20 megapixels, esse drone é capaz de tirar amostragens do solo mesmo voando a 100 metros de altitude. Os pilotos ainda podem assistir às imagens coletadas numa tela ultra brilhante HD de 5,5 polegadas, provando que esse drone é uma das melhores opções para realizar mapeamentos.

imagem de uma pessoa estudando mapeamento realizado ao lado de um drone profissional

Mavic 2 Enterprise Advanced

Esse drone tem câmeras duplas (visual e termográfica) de alta resolução e a capacidade de dar Zoom em até 32x! Graças ao Módulo RTK, ele ainda consegue fazer tudo isso com uma precisão de centímetros. Por seu tamanho compacto, seu fator de transportabilidade e seus resultados extraordinários, o Mavic 2 Enterprise é utilizado em diversos setores importantíssimos.

Eles auxiliam no combate a incêndios, busca e resgate de civis, segurança e vigilância, inspeção em redes de energia, proteção ambiental e muito mais. Esse equipamento, que é utilizado até na aplicação de leis, comprova que possui uma qualidade inquestionável.

imagem de um drone profissional voando ao lado de torres de energia

Matrice 300 RTK

Finalmente, vamos falar sobre o Matrice 300 RTK: apesar de todos os produtos DJI serem de altíssima qualidade, somente esse drone consegue alcançar impressionantes 55 minutos de tempo de voo. Ele tem sistemas de detecção e posicionamento em 6 direções, sendo a melhor opção para usos profissionais de Inspeções e Mapeamento Industriais.

Contudo, sua melhor qualidade é, sem dúvidas, seu sistema de inteligência artificial – ele reconhece alvos e identifica-os em missões futuras, de forma completamente automatizada. Você ainda tem a opção de selecionar objetos em uma tela de 1080p e deixá-los em foco, além de compartilhar a localização com outro controle remoto.

As vantagens tecnológicas dos drones Matrice 300 RTK são praticamente infinitas. É garantido que depois que você experimentar o potencial desse drone, nunca mais conseguirá usar modelos sem essas funções excepcionais.

imagem de um drone profissional vista de frente enquanto pousado

Agora que você conhece os melhores modelos de drones e suas diferentes aplicações profissionais, aprenda também sobre seus tipos. Com esses dados, você conseguirá entender as diferentes terminologias que são usadas para descrevê-los, te proporcionando uma compra muito bem informada.

Tipos de drones

  • Drones de rotor único: são pequenos e possuem apenas uma hélice;
  • Drones de asa fixa: têm um corpo central e duas asas nas laterais
  • Drones multi-rotores: com muitas variações, é o tipo mais usado. Têm diversos rotores e cada modelo é classificado de acordo com a sua quantidade de hélices.

Gostou do nosso guia sobre os melhores drones profissionais do mercado? Continue por dentro dos conteúdos especializados que postamos no blog, para sempre renovar os seus conhecimentos tecnológicos. Até a próxima!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Escanear o código