Você, como o resto da comunidade agrícola, desempenha o papel mais importante na manutenção da sociedade. Trabalhar no campo e alimentar a população mundial: um clima imprevisível, mudanças climáticas, pragas e doenças são algumas das incertezas que inundam esta profissão. Por outro lado, a população mundial não para de crescer e a cada ano há mais bocas para alimentar. A adoção contínua de novas técnicas e ferramentas no setor agrícola demonstra a criatividade e capacidade de inovação dos agricultores. Atualmente, essa busca por inovação visa maximizar a produção e mitigar elementos de incerteza.
Crescer para atender à demanda
A chave para atender à demanda de calorias do século 21 é a agricultura de precisão, que está otimizando a produção usando práticas comprovadas baseadas em dados. O conhecimento adquirido com o acesso a uma maior quantidade de dados permite eliminar incertezas, aumentar a produção e reduzir o uso de recursos como água, fertilizantes, agrotóxicos e mão de obra. Conhecer a fundo a sua fazenda permitirá que você planeje com mais precisão, coloque suas estratégias em prática de forma eficaz e ofereça respostas rápidas.
Agricultura de precisão em alta graças aos drones
Existe uma ferramenta que aumentou o potencial da agricultura de precisão: o drone. Os drones fornecem uma grande quantidade de informações porque oferecem uma perspectiva aérea do terreno, o que permite que você tome decisões informadas para antecipar problemas.
Um relatório da PwC de 2016 previu que os drones proporcionariam aos agricultores e pecuaristas um lucro de US $ 32,4 bilhões. Comparados com a maioria das máquinas agrícolas, os drones são muito acessíveis. Enquanto tratores, enfardadeiras, equipamentos de pulverização e outros exemplos de máquinas agrícolas custam centenas de milhares de dólares, um drone fornece informações valiosas por apenas alguns milhares de dólares. Do planejamento de plantio à manutenção da safra e relatórios de colheita, um drone agrícola agrega valor durante todo o ano e se paga em uma colheita.
Aqui estão seis aspectos em que um drone pode trazer precisão e confiabilidade para sua fazenda agrícola ou pecuária:
1. Cartografia para o contorno do terreno:
Antes de prosseguir com o plantio, um drone agrícola pode ajudá-lo a mapear seus campos para uma melhor gestão da terra. Dependendo das câmeras e sensores do seu drone, você pode medir a topografia do terreno com fotogrametria ou usar o LiDAR para gerar mapas 3D. Com estes dados poderá identificar os pontos altos e baixos, os locais onde existe maior probabilidade de erosão ou os pontos com tendência a apresentar problemas de irrigação. Ao passar para a fase de planejamento, você poderá aplicar todas essas informações e antecipar problemas.
2. Irrigação:
O drone agrícola pode monitorar a irrigação antes e depois do plantio. Uma vez que as lavouras são plantadas, a captura de imagens térmicas ou espectrais do ar fornecerá informações sobre as plantas ou áreas do campo que recebem muita ou pouca água. Desta forma, você pode regular a irrigação das plantações antes que os problemas piorem.
3. Gestão de gado:
Contar o número de bovinos e fazer um inventário deles é muito simples usando drones com câmeras térmicas graças ao fato de que cada animal tem sua pegada térmica. Sensores térmicos também podem ser usados para detectar mudanças anormais na temperatura do gado, o que pode ser um sinal de doença. Os drones também podem inspecionar as cercas em busca de possíveis anomalias. Se houver defeitos na cerca, o drone irá notificá-lo.
4. Gestão da cultura:
Os drones agrícolas permitem saber, entre outras coisas, o estado e a saúde das safras. Drones equipados com uma câmera multiespectral podem criar mapas de Índice de Vegetação (VI) que revelam informações essenciais sobre a colheita. Um tipo comum de VI, o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), mostra quais plantas são saudáveis e quais não são. O NDVI é calculado com base na quantidade de luz infravermelha próxima (NIR) refletida pelas folhas da cultura. As folhas saudáveis refletem mais luz NIR, enquanto as folhas doentes, estressadas ou desidratadas a absorvem. O mapa NDVI que o seu drone gera mostrará, dependendo da resolução que possui, as áreas do terreno, as plantas e até mesmo as partes das plantas que requerem atenção.
5. Estimativas de seguro e produção:
O seguro agrícola protege você caso suas plantações ou gado sofram algum dano. Em caso de seca, inundações, geadas incomuns ou outros fenômenos naturais, pode ser difícil fornecer evidências de perdas incorridas com rapidez e precisão. Os dados que o drone coleta sobre o estado da lavoura e da pecuária antes e depois do evento, bem como a previsão da redução estimada da produção, ajudarão você a passar pelos procedimentos de seguro sem complicações.
6. Pulverização de precisão:
A primeira vez que drones agrícolas foram usados para pulverização de precisão foi na década de 1980 no Japão; drones hoje oferecem soluções de pulverização poderosas, rápidas e inteligentes. Um drone spray elimina o alto custo de aeronaves tripuladas voando baixo e evita que os trabalhadores façam o trabalho prejudicial de pulverizar as plantações manualmente. Em vez de cobrir totalmente os campos, com o consequente custo económico e ambiental, um drone de pulverização pode, após uma missão de reconhecimento, aplicar a quantidade certa de fertilizante, herbicida, fungicida ou pesticida apenas nas plantas que deles necessitem.
Soluções agrícolas DJI
Na DJI estamos cientes do potencial dos drones agrícolas para transformar este setor. Estas são as soluções que desenvolvemos até agora:
P4 Multiespectral:
O drone P4 Multispectral (P4M) é o mais recente lançamento na gama de produtos empresariais da DJI e foi especialmente projetado para o setor agrícola. É uma ferramenta altamente acessível que pode ser perfeitamente integrada em fluxos de trabalho de campo e coleta imagens multiespectrais graças ao seu conjunto multiespectral de câmeras. Com um módulo RTK embutido e um sensor de luz solar embutido, o P4M captura imagens com precisão centimétrica.
Agras T16:
Sucessor da série Agras MG, o T16 é o drone agrícola mais potente e otimizado da DJI. Nomeado por sua impressionante capacidade de carga de 16 litros, este drone tem um diâmetro de pulverização de 6,5 metros, permitindo que pulverize 10 hectares (24,7 acres) por hora. Possui um módulo de inteligência artificial e se integra perfeitamente ao DJI Terra e à DJI Agriculture Management Platform, permitindo um planejamento preciso das missões de pulverização.
DJI GS Pro:
DJI Ground Station Pro é um aplicativo de controle de missão poderoso e intuitivo. É controlado a partir de um iPad e permite planejar voos com precisão, agendar repetições e tudo isso com alto nível de automação. Após o vôo, você pode usar o GS Pro para gerenciar os dados na nuvem e criar uma reconstrução do seu terreno em 2D.
Software compatível:
Os drones agrícolas DJI são totalmente compatíveis com uma ampla variedade de sistemas. Os dados coletados podem ser facilmente importados para o DJI Terra ou software de terceiros, como Pix4D Mapper ou DroneDeploy, para analisá-los e gerar mapas de índice de vegetação adicionais. Com as informações coletadas pelo P4M, o T16 pode ser programado para executar programas de pulverização automática nas áreas que mais precisam.
Não trabalhe mais sem imagens aéreas
Os drones são a próxima adição lógica às ferramentas de trabalho dos agricultores e em breve se tornarão uma peça fundamental do equipamento agrícola. Nunca é demais enfatizar a importância de um planejamento bem informado e de um processo de tomada de decisão baseado em dados. Os drones agrícolas são mais fáceis de usar do que nunca, são imediatamente úteis e permitem operar com extrema precisão.
Gostou? Clique aqui para saber mais.