Drone para pulverização: o que você precisa saber sobre esse equipamento

O agronegócio brasileiro está em constante crescimento. De acordo com a matéria divulgada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), somente em 2020 o âmbito do agronegócio teve um salto de 26,6% na sua participação no PIB totalitário do país.

Isso nos prova que esse setor só tende a aumentar, tendo em vista que, com a inclusão de maquinários e produtos tecnológicos, cada vez mais produtores rurais de pequeno, médio e grande porte otimizam suas produções a fim de gerar mais lucro. Um desses equipamentos utilizados é hoje conhecido como drone para pulverização.

Saiba o que é e como ele pode te auxiliar no seu trabalho. Continue a leitura.

O que é drone para pulverização? Como funciona?

O drone para pulverização é um equipamento de alta tecnologia capaz de sobrevoar grandes áreas agrícolas, auxiliando profissionais e empresas que trabalham nesse setor.

Esse produto funciona da seguinte forma: o usuário ajusta o nível adequado para pulverizar o campo, como também a velocidade de sobrevoo. Depois disso, aplica os insumos que serão espalhados. Hoje existem drones que cobrem em média 10 hectares a cada 60 minutos.

Para que serve um drone de pulverização?

O equipamento, como você conferiu até agora, ajuda os profissionais a cuidarem de suas lavouras a fim de aproveitar os melhores resultados. Como o drone é capaz de atingir muitos hectares por hora de maneira automatizada, esse item serve para acelerar e facilitar o processo de pulverizar a área desejada com os insumos.

O trabalho que envolve esse produto faz parte do que conhecemos como agricultura de precisão, que nada mais é do que toda tarefa relacionada ao monitoramento agrícola de cunho tecnológico. Nós da Super Soluções Tecnológicas criamos um conteúdo exclusivo sobre esse tema. Vale a pena conferir!

Como utilizar o equipamento na agricultura?

Apesar das facilidades oferecidas pela automação, utilizar um drone de pulverização pede certo preparo – afinal, sabemos que, tratando-se da agricultura, exige-se alto conhecimento técnico. Por isso, saiba que para usá-lo é necessário cadastrar o drone na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dependendo do seu peso.

Como esses produtos são categorizados como aeronaves, é imprescindível seguir todas as regras e leis do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), como também do Ministério da Defesa.

Por isso, se você pretende começar a utilizar o equipamento para otimizar suas produções agrícolas, vale a pena seguir os órgãos regulamentadores e desenvolver as habilidades técnicas de quem vai manusear a aeronave.

Quais são os modelos de drones pulverizadores mais atuais do mercado?

Agora que você já conheceu o conceito do item e como utilizar no seu trabalho, confira os próximos tópicos e conheça os modelos mais atuais do mercado. Começando pelo Agras MG-1P.

DJI Agras MG-1P

Esse modelo de drone é ideal para pulverização, pois possui eficiência em dobro e faixa de controle. Apenas com um único controle, é possível manusear até 5 aeronaves do mesmo modelo de forma simultânea.

Com seu sistema de posicionamento é possível ter uma maior precisão no momento de levar o equipamento até a área desejada. O tanque de líquido, por sua vez, permite a inclusão de 10 litros, possibilitando maior tempo de voo.

Entre suas características, também destacam-se o modo de controle de aeronaves múltiplas, sistema de detecção de falha de motor e radar digital onidirecional. Com o seu mecanismo de agricultura inteligente, o usuário ainda tem acesso a um equipamento econômico, que pulveriza até 6 hectares por hora.

imagem aérea de drone pulverizando lavoura

Agras T16

Se você está iniciando na tarefa de otimizar a sua lavoura, o DJI Agras T16 é um dos mais atuais do mercado, como também um dos mais modernos, por isso hoje em dia você aproveita o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Esse produto possui uma estrutura aprimorada, capaz de suportar carga de alto nível, possuindo ainda a maior largura de pulverização vista até os dias de hoje em um drone agrícola do modelo DJI.

Entre as vantagens do DJI Agras T16, podemos destacar a capacidade de 16 litros de carga para pulverização, que podem ser utilizados em até 10 hectares por horas.

O modelo 3D da zona de trabalho ainda proporciona a identificação dos frutos na lavoura e, com o sistema de radar de confirmação (DBF), o equipamento possui alta precisão em ambientes tanto de dia quanto de noite. Se você busca por qualidade e confiabilidade, essa é a melhor opção.

imagem aérea de drone pulverizando lavoura ao por do sol

DJI Agras T20

Para finalizar a lista de drones pulverizadores, contamos com a opção mais recente do mercado, o DJI Agras T20, que com sua capacidade de 20 litros de carga para pulverização, garante um trabalho muito mais rentável no campo.

Além disso, esse equipamento proporciona monitoramento visual em tempo real, operação autônoma de alta precisão (RTK), radar digital onidirecional e um mecanismo para Agricultura Inteligente, permitindo ainda o trajeto de 1,5 a 2,5 hectares por recarga.

imagem aérea de drone pulverizando lavoura ao amanhecer

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e nos grupos de WhatsApp com as pessoas que também têm interesse em otimizar o seu negócio agrícola. Se você se interessa por esse assunto, continue nos acompanhando aqui no blog e veja semanalmente posts relacionados a esse universo tão vasto do agronegócio e tecnologia. Até lá!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Escanear o código