Mapeamento aéreo com drones para cálculo de volumes em mineração

Tanto no céu como na terra, os drones trazem o benefício tecnológico a favor dos processos mais industriais e arcaicos. A mineração é um ramo milenar e, no decorrer da história, experimentou diversas formas de aprimoramento nos métodos de trabalho. Afinal trata-se de um trabalho dificultoso, demorado e caro em termos de recursos e mão de obra, além de serem serviços realizados em larga escala. Saiba tudo sobre Mapeamento Aéreo com Drones.

São muitos os Desafios ao empreender com drones contudo, recentemente,as empresas vêm explorando ferramentas mais versáteis como os dispositivos aéreos e obtendo resultados nunca antes atingidos através das funcionalidades inéditas dos aeromodelos. Uma delas é a otimização de cálculos de volume de matéria e detritos nos campos de mineração.

Os drones têm sido altamente indicados para a tarefa já que os recursos de sensores e câmeras, aliados a softwares e programas especializados, garantem o registro de imagens aéreas capazes de medir os níveis de solo da mesma forma que na topografia. As chamadas, então, aerofotogrametria: uma metodologia que une fotografia aérea e sistemas métricos.

Como é feito o procedimento do Mapeamento Aéreo com Drones?

O registro da área é feito em pouquíssimo tempo, e é necessário apenas um piloto e um aeromodelo. A aerofotogrametria consiste no sobrevoo da área e na captação de curvas de nível para recriar, em programas, modelos tridimensionais do espaço e traduzi-los em dados e números legíveis.

Planejamento do Voo

Antes de tudo é feito um planejamento de voo do drone, usando um mapa para fazer a demarcação da área. Utilizando os sensores de aerofotogrametria aliado a um GPS geodésico, usado em topografias, seleciona-se os pontos principais do trajeto.

Execução do Voo

Com o trajeto definido, o piloto realiza o sobrevoo na área de mineração enquanto o drone faz a medição de telemetria, calculando os desníveis de solo em relação aos sensores.

Coleta de Dados

O drone faz a coleta dos dados e os registros, e estes são passadas para programas de processamento de imagem.Os programas realizam a tradução das imagens em nuvem de pontos, recriando as imagens da área mapeada em 3D.

Cálculo de Volume – Mapeamento Aéreo com Drones

Com a ajuda dos softwares é feita a manipulação dos pontos na modelagem tridimensional e a seleção de área para cálculo de volume.

Diferença entre drones e os métodos convencionais

Em termos de resultado, não há quase nenhum. Talvez uma contagem ligeiramente mais precisa graças aos sensores do aparelho, mas nada que se destaque muito pelo levantamento de dados em si. Sendo assim, que vantagens isso traz para a mineradora?

Otimização de tempo

É dito que o uso de drone acelera o procedimento em cerca de 70%. Isso porque é muito mais rápido fazer a varredura da área com o aparelho do que a pé, e a coleta de dados feita pelo drone é quase imediata.

Segurança no Mapeamento Aéreo com Drones

Como mencionado anteriormente, o uso do drone dispensa qualquer serviço feito de forma presencial pelos mineradores. E – por consequência –acaba prevenindo acidentes de trabalho por dispensar mão de obra em tempo integral.

Redução de custos

Com processos mais rápidos e menos mão de obra é possível atingir os resultados esperados com muito menos custo. Ou seja, o investimento no drone não otimiza somente o serviço de cálculo volumétrico em si como os recursos financeiros da empresa também.

 

Precisa de um drone? Acesse nossa loja e confira todos os modelos. 

Saiba tudo sobre mapeamento aéreo aqui! 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Escanear o código