Case de sucesso: Drones na cana-de-açúcar
Os Drones na Agricultura já são muito utilizados, muito pela precisão, economia, sustentabilidade e otimização da mão-de-obra. Os drones na cana-de açúcar vem se destacando ainda mais no agronegócio. Parte do sucesso se deve à tradição do beneficiamento da cana-de-açúcar, uma das bases da economia no país, motivada pelo alto número de veículos movidos à álcool.
Líder mundial em cana-de-açúcar
O Brasil lidera o ranking mundial dos produtores de cana-de-açúcar, com cerca de 642 milhões de toneladas produzidas ao ano. O açúcar e etanol são os principais produtos da cana-de-açúcar, que também aproveita os resíduos na produção de energia, como é o caso do bagaço da cana-de-açúcar.
Dificuldades no plantio da cana-de-açúcar
O plantio da cana não é uma tarefa tão simples por fatores da natureza e causados pelo homem, o que se torna um desafio para os produtores que desejam faturar com a alta demanda do mercado.
A qualidade do solo é um fator natural que prejudica o cultivo da cana-de-açúcar, a falta de cuidado no manejo do canavial prejudica o meio ambiente e reduz significativamente a produtividade da propriedade, como por exemplo:
- Amassamentos
- Falhas de plantio
- Queimadas na colheita manual
Os drones podem resolver essas situações com a inspeção, planejamento e monitoramento do solo.
Rentabilidade x Tecnologia (Drones na cana-de-açúcar)
A rentabilidade do produto justifica os investimentos em tecnologia para aumento da produtividade, como a colheita automática da cana. A baixa resolução das imagens via satélite abriram a entrada de drones no mapeamento das áreas e planejamento da colheita, aumentando a precisão de todo o processo: preparo do solo, plantio, acompanhamento e colheita.
Automatizar para crescer – Drones na cana-de-açúcar
O plantio e colheita automatizados proporcionam maior economia e produtividade na operação, mas eles começam muito antes do campo, sendo planejados dentro do escritório através de softwares de alta precisão que mapeiam o solo e apontam soluções para maior aproveitamento dos recursos disponíveis.
Com os drones também é feita a inspeção das áreas de plantio, identificando problemas pontuais na plantação, como invasões e pragas.
Energia Limpa x Sustentabilidade no campo
Os drones na agricultura são muito aceitos pois utilizam energia limpa, não contaminando o meio ambiente com combustíveis fósseis ou baterias (pilhas) descartáveis.
A economia financeira viabiliza a operação, já que o custo de aquisição é o único investimento no equipamento, não havendo um custo operacional mensal de manutenção ou assinatura.
Agronegócio é Ciência
A época de jogar sementes e esperar crescer ficou no passado. Hoje o produtor rural pode otimizar a produtividade, estruturando um negócio rentável e crescente através de tecnologia de excelente custo-benefício: menos mão-de-obra e mais rentabilidade.
Drone é inteligência: obtenha informações precisas e estratégicas que se aliam ao seu conhecimento do solo e cultivo.
Acesse nosso site e conheça a linha completa de Drones DJI para agricultura.
Conheça todos nossos Serviços para Agricultura.