Confira tudo o que você precisa saber para pilotar um drone
Os drones já são uma realidade para muitos profissionais em vários segmentos: na construção, agricultura, engenharia ou eventos. A legislação está sempre melhorando, para atender ao mercado que cresce a cada dia.
Para facilitar, vamos apresentar tudo que você precisa saber para pilotar um drone:
1 – Cadastre seu drone
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) são responsáveis pela regulamentação de todas as aeronaves, tripuladas ou não, sejam para uso recreativo, corporativo, comercial ou experimental
Cadastre-se no SISANT para começar a operar seu drone, a validade do cadastro é de 24 meses. Caso queira pilotar fora de áreas adequadas, deve se cadastrar no SARPAS do DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
2 – Treine o voo
Antes de decolar o drone, observe o terreno ao redor:
- Irregularidades
- Prédios
- Aeroportos/heliportos
Atente-se ao clima também, como chuvas, vento e temperatura, fatores que podem danificar o drone ou prejudicar a visibilidade durante o voo.
Mantenha o modo GPS em todo voo para que o software identifique a área em que está voando.
3 – Conheça o drone
Veja vídeos, manuais e resenhas de pilotos mais experientes sobre o seu modelo de drone, descubra as funções e informações técnicas, como controle e duração da bateria.
Prepare-se para situações inusitadas em suas primeiras experiências no piloto do drone e tenha mais segurança e conforto.
Alguns equipamentos oferecem um simulador que restringe a altitude e a velocidade do drone, ferramenta muito útil para iniciantes.
Lembre-se de estar antenado sobre a legislação vigente.
4 – Explore as funções do controle
Embora intuitivo quanto à operação, é fundamental que você conheça as funções do controle do drone. Faça simulação do uso, com o drone em terra, para lapidar suas habilidades na operação do controle.
Familiarize-se com a posição frente-trás do drone, evitando manobras errôneas ou possíveis acidentes.
5 – Checklist pré-voo
Após os primeiros passos, é hora de colocar tudo em prática. O checklist deve ser realizado antes de todo voo com seu drone:
Condição física do drone (desgaste ou rachaduras nas hélices);
Regras e regulamentos vigentes;
Nível de bateria;
Conexão entre controlador e drone;
Condições meteorológicas;
Configurações da câmera;
Cartão de memória, se for tirar fotos ou gravar vídeos;
Informe pessoas ao redor que você vai decolar;
Monitore as configurações do drone durante o voo.