Já ouviram falar em Drones para Monitoramento de Segurança?
Mais uma vez os drones se provam um recurso de valor para a rotina diária, solucionando problemas e otimizando serviços de empresas e instituições públicas e governamentais. Segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), estima-se que existam 62mil drones em circulação no Brasil, dos quais 21mil estão registrados como aparelhos de uso profissional. E a tendência é que esse número cresça nos próximos anos.
Isto porque a tecnologia dos drones mais do que otimizam atividades, automatizam processos mais complexos. Dando mais precisão e praticidade às tarefas executadas. O setor de monitoramento e segurança promete ser um dos ramos mais beneficiados pelo seu uso, já que as câmeras de alta resolução e liberdade de tráfego aéreo garantem imagens e vigilância em tempo real de áreas de pequeno a médio porte.
Aplicações e locais de uso de Drones no Monitoramento de Segurança
As primeiras versões de drone foram criadas com propósitos militares para realizar ataques aéreos. Mas logo foram descobertas outras finalidades mais úteis, tanto para a milícia quanto para outras áreas profissionais. Hoje os Drones serve para Monitoramento de Segurança de espaços públicos e privados tais como canteiro de obras, preservação de áreas florestais, mineração, campos universitários, espaços rurais, parques industriais, etc.
Servem para fazer inspeções remotas, controle de perímetro, segurança de eventos, gerenciamento de tráfego, cobertura ferroviária e marítima, operações policiais furtivas, vigilância diária de áreas privadas, entre outras atividades. Muitas vezes incumbidas a cargos específicos nas organizações, mas que podem ser substituídos ou aprimorados com a utilização dos drones.
Que vantagens os Drones para Monitoramento de Segurança trazem para os serviços?
Como bem vimos, os drones tem aplicação múltipla. Isso se deve principalmente ao leque de atributos e vantagens para a execução de alguma tarefa. O custo-benefício é só um deles, mas os drones não se limitam a um recurso “barato”:
Cobertura Assertiva
Os drones tem câmeras adaptadas para captação de imagens de alta resolução, além de realizarem transmissões em tempo real e terem alcance de voo para cobrir áreas mais extensas ou registrar detalhes minuciosos mais perto do local.
Rápidas Tomadas de Decisão
Pela instantaneidade de ação dos drones e o rápido processamento e transmissão de dados, o piloto tem acesso às informações o quanto antes e detalhes importantes a respeito do local avaliado em voo. Isso otimiza o tempo de resposta a problemas e em muitos casos ajudam a prevenir os mesmos.
Praticidade no uso de Drones para Monitoramento de Segurança
Como já mencionado algumas vezes, os aparelhos são desenvolvidos especificamente para otimização de tarefas. Quando não trazem novas perspectivas de uso, aprimoram o desempenho e resultados de atividades triviais, tornando os processos naturalmente mais práticos. Além disso, são dispositivos de fácil acesso e uso, fazendo com que as realizações das tarefas fiquem cada vez mais intuitivas.
Versatilidade e Eficiência
De modo geral podemos definir os drones como um equipamento de precisão e eficácia. Independente da tarefa a que eles são vinculados.
Segurança x Ameaça: Tecnologias Antidrone (Drones para Monitoramento de Segurança)
Frente a tantas possibilidades de uso, o drone pode ser uma “faca de dois gumes”. Hoje é mais visto como um recurso de segurança, mas a verdade é que os drones estão em uma linha muito tênue entre a vigilância e espionagem.
Existem restrições de uso para drones visando evitar qualquer mal-entendido de acordo com regulamentações da ANAC. Mesmo assim, áreas como aeroportos, presídios, eventos internacionais de grande porte e embaixadas normalmente costumam ser equipadas com tecnologias antidrone, visando evitar possíveis ameaças atreladas a sobrevoos não permitidos nesses sítios.
Esse método de defesa consiste na emissão de ondas em frequência de rádio para interromper a comunicação entre drone e piloto, interferindo no envio e/ou transmissão de imagens. De qualquer forma, os próprios drones são um meio de defesa, principalmente para segurança patrimonial.
Compre Drones para Monitoramento de Segurança aqui!
Regulamentação
Sabendo dos possíveis riscos atrelados a segurança e defesa as agências de controle aéreo e telecomunicações ANAC, ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e DECEA (Departamento de Controle de Espaço Aéreo) define algumas regulamentações para as classificações e uso de cada modelo de drone.
Estes ficam divididos em três categorias de peso e os seguintes critérios de uso:
≥ 25kg – Se o alcance de voo for previsto para acima de 400 pés é obrigatória a autorização da ANAC. Abaixo disso dispensam a autorização, mas requerem cadastro no sistema SISANT.
25kg a 150kg – Exigem documentação no Registro Aeronáutico Brasileiro e precisam seguir os requisitos técnicos da categoria.
< 150kg – São requeridos processos de certificação aplicado a aeronaves tripuladas, sendo necessário registros no Registro Aeronáutico Brasileiro.
Gostou? Veja nossas Soluções de Drones para Monitoramento de Segurança